Portal | ADSMC

Notícias da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Miguel dos Campos/AL.

Atendimento

terça, quinta e sexta das
08h às 13h.
(82) 3271 2498
adsmc@uol.com.br

→ Notícias

LIÇÃO 06 – A SUTILEZA DAS IDEOLOGIAS CONTRÁRIAS À FAMÍLIA.

Comentário da Lição - Pr. Jairo Teixeira Rodrigues

Publicado em 06 ago 2022

(Gn 2.18-24)

Introdução:

– Nesta lição estudaremos sobre alguns ataques de satanás contra a família, como instituição divina.

– O que a Bíblia diz sobre a família de acordo com propósito de Deus. 

-E como proteger as nossas famílias contra os ataques do inimigo.

I – A DEFINIÇÃO DE IDEOLOGIA E DE FAMÍLIA:

1. “A palavra ‘ideologia’ é composta pelos vocábulos gregos ‘eidos’, que indica ‘ideia’, e ‘logia’, com o sentido de ‘raciocínio’. 

– Assim, ideologia significa qualquer conjunto de ideias que se propõe a orientar o comportamento, a maneira de pensar e de agir das pessoas, seja individualmente, seja em sociedade. 

– Em um sentido amplo, a ideologia se apresenta como aquilo que seria ou é ideal para um determinado grupo” (BAPTISTA, 2018, p. 17 –). 

– Em Termos gerais, a palavra ideologia denota uma “visão de mundo” ou “cosmovisão”, e encerra um conjunto de pensamentos e doutrinas que são colocadas de alguma maneira, como padrão ideal a ser seguido”(SILVA, 2018, p.19).

-Em nossa Declaração de fé (2017, p. 203) diz que: a família é uma instituição criada por Deus, imprescindível à existência, formação e realização integral do ser humano, sendo composta de pai, mãe e filhos(Gn 2.24). 

– Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança e os fez macho e fêmea: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn 1.27), demonstrando a sua formação heterossexual

– A diferenciação dos sexos visa à complementariedade mútua na união conjugal (1Co 11.11), essa complementariedade mútua necessária à formação do casal e à procriação

– Rejeitamos pois qualquer outro comportamento pecaminoso, por ser condenada por Deus nas Escrituras.

– bem como qualquer configuração social, que se denomine família, cuja existência se fundamente em prática, união ou qualquer conduta que atente contra a monogamia e a heterossexualidade consoante o modelo estabelecido pelo Criador […] (Mt 19.6). 

-O modelo bíblico para família é: Heterossexual, monogâmico e indissolúvel.

-(Gn 2.18 )-“UMA ADJUTORA QUE ESTEJA COMO DIANTE DELE”. A mulher foi criada para ser a amável companheira do homem e sua ajudadora. Daí, ela ser partícipe da responsabilidade de Adão e com ele cooperar no plano de DEUS para a vida dele e da família (ver Ef 5.22; Sl 33.20; 70.5; 115.9, onde o termo auxílio , referente a DEUS, tem o mesmo sentido que ajudadora, em Gn 2.18).

-(Gn 2.24)”DEIXARÁ O VARÃO O SEU PAI E A SUA MÃE”. Desde o princípio, DEUS estabeleceu o casamento e a família que dele surge, como a primeira e a mais importante instituição humana na terra (ver 1.28). A prescrição divina para o casamento é um só homem e uma só mulher, os quais tornam-se uma só carne (i.e., unidos em corpo e alma). Este ensino divino exclui o adultério, a poligamia, a homossexualidade, a fornicação e o divórcio quando antibíblico (Marcos 10.7-9; ver Mt 19.9 – única possibilidade de divórcio – esposa não ser mais virgem ao se casar – (Mateus 19.9; Deuteronômio 22.13,14, 20, 21; 24.1 ).

II – IDEOLOGIAS CONTRÁRIAS À FAMÍLIA:

1-A ideologia de gênero. 

– Quanto à sexualidade, a ideologia ensina que o gênero e a orientação do desejo sexual não são determinados pela constituição anatômica do corpo humano (BAPTISTA, 2018, pp. 17,18). 

– Uma das consequências da “ideologia de gênero” é a eliminação e alienação do conceito de pessoa, pois, segundo esse modo de pensar, não existe uma identidade biológica em relação à sexualidade e que todas as relações sexuais são apenas o construto da sociedade, pois ignora a natureza e os fatos biológicos, e alega que o ser humano nasce “sexualmente neutro”, e o gênero pode ser construído e desconstruído, ou seja, pode ser entendido como algo mutável e não definido, como afirmam as ciências biológicas (BAPTISTA, 2018, p. 18). 

-“A ideologia de gênero defende a total distinção entre gênero e sexo e prega que o gênero do indivíduo não é uma determinação natural e biológica […] e que cada indivíduo deve lutar para se libertar da imposição social sexista que inflige o padrão único e binário de masculino e feminino, e decidir ele próprio, o seu gênero” (SILVA, 2018, p. 29). 

– Do ponto de vista bíblico, a sexualidade de uma pessoa é determinada por uma ação criadora do próprio Deus de maneira bem definida (Gn 1.27; Mc 10.6; Mt 19.4; Lc 1.13; Rt 4.17). 

– A ideologia de gênero está fora de sincronia com esta criação e é contrária à ordem natural estabelecida pelo Criador (Rm 1.24-27 ver Lv 18.1-23; Is 28.15).

-A respeito de “A Sexualidade Humana”

 Qual é a definição de sexo? O sexo pode ser definido, de acordo com o Dicionário Houaiss, como a

 “conformação física, orgânica, celular, particular que permite distinguir o homem e a mulher, atribuindo-lhes um

 papel específico na reprodução”.

 Quem criou o sexo? O sexo foi criado por DEUS.

 Quais os reais objetivos do sexo? O sexo foi criado por DEUS, tendo em vista três objetivos: a procriação da

 espécie humana, a união conjugal e a glória divina.

 Por que o sexo é uma etapa transitória na vida humana? Porque chegará o momento em que a humanidade

 não mais necessitará procriar-se (Lc 20.34-36). Tanto os que forem para o Céu, como os que forem para o lago

 de fogo não mais propagarão a espécie; estará findada a nossa atividade sexual, porque o ser humano, agora,

 não será mais carne e sangue (1 Co 15.50).

 Quais os pecados relacionados ao sexo? Fornicação ou prostituição, adultério, homossexualismo e ideologias

 nocivas.

 A sexualidade humana. Nossa regra de estudos é a Palavra de DEUS, só ela contém o verdadeiro modelo

 quanto ao uso santo e decoroso do sexo.DEUS Criou somente dois sexos, sendo que a família dai provinda é

 para glorificação do nome de DEUS. O sexo não é uma construção social, mas algo criado por DEUS. 

2-A relativização. 

– Nesta sociedade corrompida e perversa (Fp 2.15) em que o mundo jaz no maligno (1 Jo 5.19), não é de se estranhar que a humanidade viva uma inversão dos valores e dos padrões morais. 

– Algumas famílias estão sendo destruídas por novelas, séries iníquas, produzidas por pessoas distanciadas dos valores legitimamente cristãos, e pelas publicações que zombam da Palavra de Deus (Is 5.20). 

– A palavra de Deus, como regra de fé e prática do cristão, não admite posições relativistas, no que concerne a moral ou a ética familiar (Sl 119.9,11,105; Jo 17.17).

III -TRÊS VERDADES IMUTÁVEIS NA CRIAÇÃO:

1. (Gn 1.27-28 )- DEUS criou macho e fêmea;

2. (Gn 2.24) – formou a primeira família;

3. (Gn 1.28) – DEUS os orienta a se multiplicarem, ou seja, homem e mulher devem ter filhos;

-Essa é a verdade! Foi dessa maneira que DEUS fez! O que o homem ‘inventar’ além dessa verdade imutável, é uma forma de corrupção, formado no coração do tolo Pv.24.9.

-O Salmos 100.4, enaltece o Criador e convida a criatura a reconhecer Seu Poderio e apresentar-se a ELE com louvor, porque isso lhe agrada.

Glorificado seja DEUS! (Professora Cristina Mello)

Os dicionários definem verdade como realidade, exatidão, representação fiel de alguma coisa, etc. Porém, a verdade a que se refere o (Sl 100.5), é a verdade do Senhor, e significa o que DEUS é e está de acordo com Seu caráter. Quando JESUS quis confirmar Sua promessa de voltar para levar seus discípulos para viver eternamente com Ele, afirmou: “Eu sou (…) a VERDADE …”. Tiago diz: “Segundo a sua vontade, Ele nos gerou pela palavra da VERDADE, para que fôssemos como primícias das suas criaturas” (Tg 1. 18). Para o relativismo, não há verdade absoluta mas, a verdade do Senhor além de absoluta, é imutável e dura de geração a geração.

-Enquanto a ideologia de gênero procura destruir a presença de DEUS na família, JESUS restaura as família retirando a doenças e todo impedimento a convivência em santidade e temor a DEUS.

-Na verdade a ideologia de gênero não dá sustento nem aos homossexuais e nem às feministas, embora esses dois grupos se sintam fortalecidos por esta ideologia.

-Para conseguirem adeptos incluíram em seus ideias a causa dos homossexuais e das feministas.

-Porém, como vemos, países comunistas não apoiam esses movimentos.

-Se a ideologia de gênero foi criada com vistas ao partido comunista colocar todos debaixo de uma mesma ordem, então tais grupos estão apoiando quem não os apóia, por engano.

-Assim confirmam a palavra de DEUS que diz: enganando e sendo enganados.

-Os seguidores foram chamados para serem santos em toda a esfera da vida.📖

-Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver 1Pe 1.15

-Na leitura diária dessa sexta feira, vamos meditar nesse versículo maravilhoso o qual Pedro deixa registrado em sua primeira carta. Carta escrita aos ‘estrangeiros dispersos’, e Pedro como aquele a quem tinha sido chamado pelo próprio CRISTO Jo 21.15-17, está a apascentar as ovelhas.

-No versículo em questão ele exorta aquele povo à santidade. Vejamos o significado de santo: separado dos costumes mundanos e de tudo aquilo que vai contra a vontade de DEUS, ou seja, temos um referencial a seguir, o nosso DEUS É SANTO, e requer de nós esse mesmo padrão.

A vida separada de costumes mundanos, é ordem divina desde a antiguidade Lv 20.26, e para nossos dias atuais Cl 3.12.

-Vejamos o que diz Warren W. Wiersbe sobre a santidade na vida do crente: “A ordem para que sejamos santos não se refere à perfeição sem pecado, pois essa condição e impossível de ser atingida nessa vida 1Jo 1.8-10. Significa ser separado para DEUS”

-Ser separado … ser santo significa vivermos a ética cristã, nossa regra de fé, que nos ensina a afastar do mal. Lv 18.22, 1 Co 6.9; Rm 1.26-27; Jd v.6,8. Significa que devemos repudiar toda prática pecaminosa que a palavra chama de abominação, inclusive o ideologia de gênero.

Mas não esqueçamos!!

-Somos seguidores de CRISTO, devemos amar o pecador e levar a preciosa semente a estes, sem distinção, mostrando a eles O CRISTO que cura, liberta e dá vida eterna a quem permanece fiel.📝

(Professora Cristina Mello)

-Quem Ensinou a Adão a ser homem e Eva a ser Mulher? -Havia alguma sociedade opressora?

-Havia alguma influência de pai, ou de mãe, ou de avós, ou de professores, ou de religiosos?

-A Ideologia de Gênero não considera esses pontos importantes.

-Até nas vestes DEUS separou homem e mulher – Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu DEUS.

CONCLUSÃO

DEUS criou apenas dois sexos, masculino e feminino. Sexo no ser humano é a conformação física, orgânica, celular, particular que permite distinguir o homem e a mulher, atribuindo-lhes um papel específico na reprodução. A Sexualidade é o comportamento ligado à união entre homem e a mulhere.É a atração que o homem sente pela mulher e vice-versa. Foi DEUS quem criou o sexo e criou os dois sexos. os objetivos do sexo são a procriação, a união conjugal e a glória de DEUS. Existem distorções da sexualidade quando o ser humano não está em comunhão com DEUS, Como exemplos temos a fornicação, o adultério, o homossexualismo e a ideologia de gênero.

Apesar de o ser humano ser dotado de sexo, foi este criado para louvar e exaltar a DEUS através de uma vida santa e pura. Que jamais esqueçamos de que o nosso corpo é o templo do ESPÍRITO SANTO. 


Comente a matéria

*Seu e-mail não será publicado.

*
*

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
YouTube
YouTube
Instagram