→ Notícias
Publicado em 02 out 2021
Introdução:
-Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel.” (At 9.15)
“Segundo a sua soberana vontade, DEUS usa as circunstâncias para fazer uma grande obra”.
Veremos o mundo cultural de Paulo, a língua mundial daqueles dias era o grego, o mundo cultural do apóstolo Paulo, a influência da filosofia grega.
-Precisamos saber como o mundo de hoje é uma porta aberta para o Evangelho.
I – O Mundo de Paulo no Império Romano:
-Paulo de Tarso, da tribo de Benjamim, Judeu, que falava Hebraico, Aramaico, Grego e latim (na minha opnião, pois era a língua falada peos romanos).
Paulo, o maior imitador de CRISTO. Também chamado “Paulo, o velho” (Fm 1:9), “O prisioneiro de CRISTO” (Fm 1:9).
Paulo escreveu mais da metade dos livros do NT.
Considero Hebreus escrito por Paulo.
Paulo influenciou a escrita do evangelho de Lucas.
Paulo era usado em todos os dons do ESPÍRITO SANTO
Pedro abriu a porta, mas quem percorreu todos os cômodos da casa e se instalou nela foi Paulo.
Foi Paulo usado por DEUS para transformar a “seita dos nazarenos” em Igreja de CRISTO.
Paulo usava escrituras, livros e pergaminhos.
Anotava sempre o que ia recebendo de DEUS.
É o maior instrumento do ESPÍRITO SANTO para nossos ensino, sempre baseado nós ensinos de JESUS CRISTO.
No tempo de JESUS e de Paulo (eram contemporâneos, com diferença de idade entre 9 e 12 anos) o Império romano se impõe como reino que não tem adversário a altura.
Politicamente e belicamente não havia concorrentes.
A cultura grega dominava, mas prevalecia a autoridade Romana.
II – O Mundo, um Campo Missionário
Saulo começa a refletir sobre o mundo que o rodeava. Embora só o conhecesse parcialmente, sabia que o Império Romano estendia-se para além dos Portões da Cilícia, em direção ao ocidente. Em suas fronteiras, havia milhões de pessoas.
Que mundo de trevas era aquele!
Os ídolos eram adorados por toda a parte. As cidades encontravam-se repletas de estátuas, altares e templos. Tateando, as pessoas andavam à procura de algo real. Seus corações estavam vazios; seus olhos, voltados para os grandes blocos de granito e mármore. Se os gentios pudessem enxergar o vazio de seus templos! Se soubessem que somente CRISTO podia satisfazê- los!
Saulo compreende que será mais fácil convencer os gentios do que os judeus. Ele alegra-se por ter sido escolhido pelo Senhor para levar o Evangelho da graça salvadora de DEUS aos gentios.
– A “pax romana”, a geografia e os meios de transporte urbanos e do campo do império romano contribuíram para a propagação do Evangelho.
-O grego koinê era a principal língua do tempo do apóstolo e, como mola propulsora da cultura grega, ela contribuiu para a propagação da mensagem escrita do Evangelho.
– O apóstolo Paulo se identifica como judeu, pois ele foi criado dentro da fé judaica.
-Esta lição nos mostra os três “mundos” do apóstolo Paulo: o romano, o grego e o judeu. O apóstolo teve certa liberdade para peregrinar dentro do império. Ele também se comunicou na língua predominante da época, o grego koiné, bem como fez uso da vasta literatura de seu tempo. Paulo também era judeu. A moral judaica estava presente em algumas partes do império por meio das sinagogas. A soma de tudo isso serviu ao ESPÍRITO SANTO para que a vida do apóstolo fosse usada integralmente para a causa do Evangelho no mundo gentílico. Por isso, sugerimos que você introduza o assunto desta lição perguntando aos alunos acerca da contribuição cultural, política e religiosa que o mundo atual nos dá para pregar o Evangelho.
III-Quais as Necessidades que o mundo de hoje apresenta?
-Como o Evangelho pode preenchê- las?
“À medida que o cristianismo se expandia no mundo romano, a Igreja Primitiva enfrentava muitas questões e desafios novos. Os pais escreveram e ensinaram, individualmente e em reuniões de concílios, no esforço de responder a essas questões.
Muitas de suas soluções ainda formam um fundamento essencial para a reflexão teológica, a organização da igreja e a vida cristã.
Entre as contribuições da Igreja Primitiva para a formação de uma cosmovisão cristã, quatro áreas foram particularmente importantes:
1) autodefinição, quer dizer, a compreensão do que significa ser cristão em referência ao judaísmo,
2) a relação do cristianismo com a cultura não- cristã [grega], segundo reflexões feitas pelos apologistas ou defensores da fé,
3) a visão cristã de DEUS e de JESUS CRISTO nos primeiros concílios ecumênicos, e
4) a relação do cristianismo com o governo”(PALMER, Michael D. (Ed). Panorama do Pensamento Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, p.113).
Conclusão: Aqui Vemos Paulo, um homem carente da graça, como todo judeu, pensava alcançar a justiça de Deus pela obediência da Lei, até que confrontado por Cristo, entendeu que o homem é justificado pela fé e não pelas obras “[…] não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé” (Fp 3.9-b). Paulo se tornou o principal instrumento para transmitir o pleno significado da graça em Cristo. Não é de admirar que mais tarde ele viesse a ser conhecido como “o apóstolo da graça”. Com maestria, ele nos falou sobre a graça de Deus de forma abundante (Rm 1.5,7; 3.24; 4.4,16; 5.2). Ele afirmou que pela graça foi salvo (1Tm 1.13,14); que pela graça de Deus era o que era (1Co 15.10-a); e, por fim, que trabalhou mais que os outros apóstolos (1Co 15.10-b).
Esta lição nos mostrou os três “mundos” do apóstolo Paulo: o romano, o grego e o judeu. Vimos que o apóstolo se comunicou na língua predominante da época, o grego koiné, bem como fez uso da vasta literatura de seu tempo e, a soma de tudo isso serviu ao Espirito Santo para que a vida do apóstolo fosse usada integralmente para a causa do Evangelho.