Portal | ADSMC

Notícias da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Miguel dos Campos/AL.

Atendimento

terça, quinta e sexta das
08h às 13h.
(82) 3271 2498
adsmc@uol.com.br

→ Notícias

LIÇÃO 13 – A MULTIFORME SABEDORIA DE DEUS

Comentário Pr. Jairo Teixeira Rodrigues.

Publicado em 26 jun 2021

Efésios 3:10

INTRODUÇÃO

No encerramento deste último trimestre, veremos como Deus, em sua multiforme sabedoria, distribui os dons espirituais, ministeriais e de serviço para que a Igreja possa cumprir a sua missão aqui na terra. Veremos também que cada um de nós, como despenseiros dos mistérios divinos devemos administrar os dons, visando a edificação do Corpo de Cristo. A multiforme sabedoria de DEUS, é a ação de JESUS em nós através do ESPÍRITO SANTO. O mesmo ESPÍRITO SANTO que estava em JESUS está em nós. Como os dons do ESPÍRITO SANTO, os dons ministeriais, os dons de serviço, tudo operava através de JESUS que tinha a plenitude Nele mesmo, nós, como igreja, corpo de JESUS na Terra, também somos instrumentos de DEUS na Terra para fazer a obra de salvação e educação dos povos. JESUS continua ensinando, pregando e curando, através da Igreja, que é a multiforme sabedoria de Deus!

I – A MULTIFORME SABEDORIA DE DEUS

O termo multiforme deriva-se do grego “polupoikilos” e significa “muito variado” ou “multilateral” e tem o sentido de “variados modos de interpretação”. Em Ef 3.10 o termo refere-se a sabedoria de Deus, que é um dos atributos divinos (I Sm 2.3; Jó 12.13; Sl 104.24) e é perfeita (Jó 36.4; 37.16); poderosa (Jó 36.5); infinita (Sl 147.5; Rm 11.3); insondável (Is 40.28; Rm 11.33); maravilhosa (Sl 139.6); ultrapassa a compreensão humana (Sl 139.6); e é incomparável (Is 44.7; Jr 10.7). Toda sabedoria humana é derivada da sabedoria divina (Ed 7.25; Dn 2.2). Jesus é a personificação da sabedoria de Deus (I Co 1.24,30) e o evangelho contém os tesouros da sabedoria divina (I Co 2.7). Já a palavra sabedoria é oriunda do termo grego “sophia” (lê-se sofia) e é usada com referência a Deus (Rm 11.33; I Co 1.21,24; 2.7; Ef 3.10; Ap 7.12); a Jesus (Mt 13.54; Mc 6.2; Lc 2.40,52; I Co 1.30; Cl 2.3; Ap 5.12); e aos homens (Mt 12.42; Lc 11.31; At 7.22; I Co 1.17,19,20,21). A multiforme sabedoria de Deus pode ser vista em Suas palavras e também em Suas obras (Sl 19.7; 104.24; Pv 2.6; 8.14; 3.19). Em Sua eterna sabedoria, visando a edificação, santificação e capacitação para a Igreja cumprir a sua missão aqui na terra, colocou à sua disposição os dons sobrenaturais, a saber: espirituais (I Co 12.7-11); ministeriais (Ef 4.11) e de serviço (Rm 12.7,8).

II – COMO BONS DESPENSEIROS DOS MISTÉRIOS DIVINOS

1.  Com Sobriedade é não ficar como que tonto, ou cambaleante diante de várias doutrinas e heresias, temos que ficar firmes na Palavra de DEUS e nos ensinos dos apóstolos, vigiando o tempo todo para ver o cumprimento da Palavra de DEUS no nosso dia a dia, sabendo que em breve JESUS virá nos buscar para estarmos para sempre com ELE. (Bebida alcoólica tira a sensatez e a lucidez, portanto nem cheirá-la seria prudente). A oração nos mantém ligados espiritualmente a DEUS.

  1. O despenseiro deve administrar com fidelidade.

Ninguém deve reter seus talentos e dons que DEUS lhe deu para ministrar aos outros Sua bondade e misericórdia. Os dons não devem ser guardados ou escondidos, mas exercidos com amor.

Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente. 1 Coríntios 12:31 – O AMOR.

Sem amor não há como os dons serem operados.

Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. (1 Coríntios 14:26).

  1. A Multiforme Sabedoria de DEUS se expressa ou se manifesta de diversos modos.

Há uma expressão bíblica que pode ser lida exclusivamente na Carta aos Efésios: a multiforme sabedoria de DEUS. Neste texto o apóstolo Paulo destaca que DEUS, em sua sabedoria, que se apresenta de muitas formas diferentes, resolveu manifestar sua graça nos fazendo participantes da herança de CRISTO. “Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de DEUS se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais” (Efésios 3.10).

CONCLUSÃO: A Multiforme sabedoria de DEUS manifesta-se na Igreja através da intervenção sobrenatural do Espírito Santo.

– A palavra multiforme no grego significa “muito, variado, multicolorido”. Retrata a sabedoria de DEUS como muito variada, com muitas gradações, tonalidades, matizes e expressões coloridas. Como um DEUS de variedade, Ele ainda está entrando na arena humana apresentando uma sabedoria multiforme, multicolorida e diversificada para seu povo e por meio de seu povo Ele concede Dons aos homens e usa de diversas maneiras. Cada um diferente do outro. Por isso Deus é multiforme!(1Pe 4:10).


Comente a matéria

*Seu e-mail não será publicado.

*
*

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
YouTube
YouTube
Instagram