Portal | ADSMC

Notícias da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Miguel dos Campos/AL.

Atendimento

terça, quinta e sexta das
08h às 13h.
(82) 3271 2498
adsmc@uol.com.br

→ Notícias

Lição 7 – A BÍBLIA TRANSFORMA AS PESSOAS

Comentário Pr. Jairo Teixeira Rodrigues.

Publicado em 12 fev 2022

Hebreus 4:12

INTRODUÇÃO: A Palavra de Deus é viva, anula os conselhos das trevas e nos torna humildes diante de Deus. Uma das maiores evidências de que a Bíblia é um livro de origem divina, é por causa de sua capacidade de transformar pessoas. O verbo “transformar” segundo o dicionário significa: “fazer ou tomar nova feição ou caráter; converter” (HOUAISS, 2001, p. 2751). Hoje aprenderemos a respeito do poder da Palavra de Deus que é viva e eficaz; que sua mensagem, por meio do evangelho tem a capacidade de transformar a vida do mais vil pecador, pois ela tem poder regenerador; e, nos torna pessoas humildes, aprendendo com Jesus.

I – O PODER DA PALAVRA DE DEUS

1. A Palavra de Deus é viva e eficaz.

– O perigo de negligenciar a Palavra de Deus (Hb 4.6)

. Não devemos cometer o mesmo erro (Hb 4.11)

–  A Palavra de Deus é viva (Hb 4.12; 1Pe 1.23)

. O Deus da Palavra é um “Deus vivo” (Hb 3.12; 9.14; 10.31; 12.22)

. A Palavra deve ser obedecida a fim de evitar o juízo e a morte (Dt 32.46,47)

. A Palavra opera a vontade de Deus (Is 55.11)

– Mais que um registro histórico, a Bíblia é a Palavra de Deus. Tendo esta autoridade, ela tem um poder extraordinário ratificado pelo próprio Deus. A Bíblia diz que todo o universo foi criado pela palavra de Deus, mostrando o Seu poder criativo: “Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados” (Hb 11.3-a). Deus falava e tudo vinha a existência: “E disse Deus: Haja” (Gn 1.3-a).

2. A Palavra de Deus é espada penetrante (Hb 4.12b)

 . A espada de dois gumes (Hb 4.12b)

. Significa que a Palavra de Deus é tão afiada, que nada existe que ela não possa transpassar.

. Nenhuma resistência humana consegue impedir a ação da espada do Espírito (Ef 6.17)

. A Palavra “penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas” (Hb 4.12c). Isso significa que:

. A Palavra examina os segredos de nosso interior

. A Palavra examina os segredos obscuros

. A Palavra revela o nosso verdadeiro caráter

. A Palavra expõe os desejos da nossa alma

. A Palavra revela os conflitos entre o nosso espírito e a carne (Gl 5.17)

II – A BÍBLIA ANULA OS CONSELHOS DO MUNDO

1. As armas da nossa milícia

. As armas da nossa milícia não são carnais (2Co 10.4a)

. A nossa luta é de ordem espiritual (Ef 6.12)

. Nossas armas são poderosas em Deus (2Co 10.4b)

. Tomemos as armaduras de Deus na nossa luta diária (Ef 6.13-18)

. Portanto, não usamos os métodos humanos, tais como:

. Subterfúgios, Conchavos, Ameaças, Calúnias e/ ou Difamações

2. A mensagem de Jesus era uma mensagem de transformação. O Evangelho não é apenas uma mensagem, é uma pessoa, a pessoa de Jesus (Mc 1.1; Lc 2.10,11). Quando apareceu no cenário de Israel, Jesus chamou os homens ao arrependimento (Mt 4.17; Lc 13.3). Ele afirmou que pregava aos pecadores, porque eles precisavam de arrependimento (Mt 9.12); que também veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lc 19.10). Ele mudou a vida de Pedro (Lc 5.1-11); de Madalena, da qual expulsou sete demônios (Lc 8.2); do gadareno que vivia oprimido por Satanás, em uma condição deplorável (Mc 5.1-15); da mulher samaritana (Jo 4); Saulo de Tarso, conforme o seu próprio testemunho: “Aquele que já nos perseguiu anuncia, agora, a fé que, antes, destruía.” (Gl 1.23).

– A Bíblia fala de novo nascimento. Teologicamente o “novo nascimento” ou “regeneração” é “o milagre que se dá na vida de quem aceita a Cristo, tornando-o participante da vida e da natureza divina. Através da regeneração o homem passa a desfrutar de uma nova realidade espiritual” (ANDRADE, 2006, p. 317 ). A palavra regeneração no grego é “palinginesia” formada da expressão “pálin”, ‘novamente’, e “génesis”, ‘nascimento’, significa, portanto: “novo nascimento”. Paulo disse que a partir do novo nascimento a pessoa se torna uma nova criatura: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2Co 5.17).

III – A BIBLIA NOS TORNA HUMILDES

– Humildade: A humildade consta em praticamente todos os textos da bíblia cristã, onde diz-se que “quem se humilha será exaltado, e quem se exalta será humilhado”.

– A humildade é o oposto do orgulho. Ser humilde significa ter uma atitude mental que jamais se deixa levar pela soberba e pela arrogância. Por toda a Bíblia a humildade é uma qualidade elogiada, e não raramente as bênçãos do Senhor são derramadas sobre os humildes. O escritor de Provérbios diz que a humildade precede a honra (Provérbios 15:33; 18:12).

–  Deus aborrece a soberba

. Deus resiste aos soberbos (Tg 4.6)

. Eles rejeitam os preceitos divinos e confiam na sabedoria humana

. O segredo da vitória é sujeitar-se a Deus (Tg 4.7,10)

. Isso quer dizer: ‘obedeça ao Todo-Poderoso’

. Deus se revelará a nós (Tg 4.8)

. A bênção plena de Deus é concedida aos humildes que são transformados pela Palavra do Altíssimo (Tg 1.21,22).

CONCLUSÃO: – Na parábola do semeador, somente aquele que acolhe a semente e não se deixa envolver pelas coisas desta vida, frutifica. A produção do fruto do Espírito é outro fator que demonstra a transformação operada pela Palavra de Deus na vida do ser humano.

– Neste ponto, aliás, é bom lembrarmos aqui o que costuma dizer certo pastor: “Tem pessoa que entra no Evangelho, mas não deixa o Evangelho entrar nela, ou seja, não tem transformação”.

– A transformação da pessoa pela Palavra de Deus é condição “sine qua non” para que alguém seja identificado como um salvo, como alguém que realmente creu em Jesus como Senhor e Salvador da sua vida. A Palavra, então, serve como um identificador, como um sinalizador de quem é realmente servo do Senhor.


Comente a matéria

*Seu e-mail não será publicado.

*
*

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
YouTube
YouTube
Instagram