Portal | ADSMC

Notícias da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Miguel dos Campos/AL.

Atendimento

terça, quinta e sexta das
08h às 13h.
(82) 3271 2498
adsmc@uol.com.br

→ Escola Bíblia Dominical

LIÇÃO Nº 8 – EDIFICADOS SOBRE O FUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS E DOS PROFETAS

Comentário da lição com o Pr. Jairo Teixeira Rodrigues

Por DECOM ADSMC

Publicado em 23 maio 2020

Texto: Efésios 2:20-22

Introdução: Por meio da reconciliação efetivada na cruz, Cristo formou a Igreja (Ef 2:13,19).

-Agora o apóstolo Paulo a compara como um edifício em construcao( Ef 2:21).

-E diz mais; Edificados sobre o fundamento dos Apóstolos e dos Profeta.

-Visto que tanto os apóstolos quanto os profetas eram grupos com um papel pedagógico, parece claro que o que constitui o fundamento da igreja não é a pessoa deles nem o seu ofício, mas, sim, a sua instrução.

-Além disso, devemos pensar neles como sendo educadores inspirados, órgãos da revelação divina, portadores desta autoridade.

-Aqui, a palavra apóstolos não é um termo genérico para os missionários ou os implantadores de igrejas, ou bispos ou outros líderes da igreja.

-Pelo contrário, denota aquele grupo pequeno e especial que JESUS escolheu, chamou e autorizou a ensinar em seu nome, e que foram testemunhas oculares da sua ressurreição, e que consistia nos Doze, mais Paulo e Tiago, e talvez um ou dois ou três.

-Acreditavam que a igreja aceitaria com fé e conservaria o que ensinavam, e esperavam que a igreja obedecesse ao que ordenavam.

-A palavra profetas também indica mestres inspirados aos quais vinha a palavra de DEUS e que a transmitiam fielmente a outros.

-Apóstolos e profetas talvez reúna o Antigo Testamento (profetas) e o Novo Testamento (apóstolos), como sendo a base do ensino da igreja.

-Mas a ordem invertida das palavras (não “profetas e apóstolos” mas, sim, “apóstolos e profetas”) sugere que provavelmente haja referência a profetas do Novo Testamento.

-Se for assim, sua comparação com os apóstolos como o fundamento da igreja é significativa.

-A referência deve ser, mais uma vez, a um pequeno grupo de mestres inspirados, associados com os apóstolos, que juntamente davam testemunho de CRISTO e cujo ensino era derivado da revelação ( Ef 3:5) e era fundamental.

I – UM EDIFÍCIO ESPIRITUAL:

-O santuário judeu ou o templo, sempre fez parte da identidade de Israel como povo de Deus. No entanto, o novo povo tem um novo templo, e esse é totalmente distinto do anterior.

-O fundamento do novo templo é o ensino cristocêntrico dos apóstolos e profetas( Ef 2:20; AT 2:42), isto é, as verdades reveladas nas Escrituras.

-A pedra angular, essencial para manter firme o edifício, é o próprio Senhor Jesus( Ef 2:20,21; 1Co 3:11; 1Pe 2:4-8).

-Nele, todo edifício, todo corpo, bem ajustado cresce. A unidade e o crescimento da igreja vem junto( Ef 4:15,16).

-Além dez Cristo, que é a pedra fundamental da igreja, nós também faremos pate Deus Construcao ( Ef 2:22).

-E finalmente, Paulo fala que o propósito desse templo é ser habitação de Deus( Ef 2:22).

-O templo feito por mãos humanas não pode conter a Deus( 1Reis 8:27); AT 7:48,49), mas Deus habita em pessoas santas e com elas faz aliança ( 1Co 6:19,20).

-Esse edifício ainda não está completo, mas está crescendo para ser santuário dedicado ao Senhor( Ef 2:21).

-No Céu , seremos definitivamente completados( Ap 21:1-5).

II – EDIFICADOS PARA MORADA DE DEUS:

-Podemos fazer um paralelo entre a ideia de templo do Antigo Testamento com a expressão ―templo do ESPÍRITO SANTO(1Co 3:16).

-Veja como a carga semântica da expressão ―templo do ESPÍRITO, à luz do ensino do apóstolo Paulo, traz uma conotação de vida interior dominada pelo ESPÍRITO SANTO em que, nEle, somos um templo vivo no mundo. Nesse sentido, o ESPÍRITO SANTO faz morada em nós.

-Essencialmente, a igreja representa uma comunidade de pessoas. No entanto, em muitos aspectos pode ser comparada a um edifício e, especialmente, a um templo‘ (Stott, 106).

-A frase ̳edificados sobre o fundamento‘ é a transição para essa analogia da Igreja como um edifício em processo de construção.

-Em (Ef 2.20-22), Paulo novamente assegura aos gentios que formarão parte integral da igreja que DEUS está construído.

-O Templo do ESPÍRITO. É uma figura muito significativa da igreja, no Novo Testamento, “o templo do ESPÍRITO SANTO”.

-Os escritores bíblicos empregam vários símbolos para representar os componentes da construção desse templo, que têm seu paralelo nos materiais necessários à construção de uma estrutura terrestre.

-Nessa Epístola, no entanto, Paulo afirma que, em outro sentido, a Igreja é edificada ̳sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas‘ (Ef 2.20).

-Talvez isto signifique que esses primeiros líderes tivessem sido usados de modo muito especial pelo Senhor, a fim de estabelecer e fortalecer o templo do ESPÍRITO com os ensinos e práticas que haviam aprendido de CRISTO e que continuam a ser comunicados aos crentes hodiernos através da Escrituras( HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.546).

-Devemos acrescentar que Deus deu dons a líderes visionários e santos, pessoas cheias da Palavra e do ̳espírito de sabedoria e de revelação‘ (1.17), para continuarem liderando e edificando a Igreja ̳até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de DEUS, a varão perfeito, à medida da estatura completa de CRISTO.(Efésios 4:11-13);(ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger).

CONCLUSÃO: Nessa conclusão quero trazer uma palavra do homem de Deus, Jonh Sttot: “Pergunto a mim mesmo se há alguma coisa mais urgente hoje, para a honra de Cristo e para a propagação do Evangelho , do que isto: A Igreja ser aquilo que que já é, segundo o Propósito de Deus é a realização dez Cristo, é ser vista como tal: Uma nova humanidade, um modelo de comunidade humana, uma família deciframos e irmãs reconciliados, que amam ao seu pai, e se amam uns aos outros, a habitação evidente de Deus pelo seu Espírito. Somente então o mundo crerá em Cristo como Pacificador.”

-Será que temos refletido, como Igreja, essa nova essência adquirido em Cristo, sermos Templo de Deus?

-De que maneira nossa igreja tem testemunhado essa essência a comunidade descrente?

-Que possamos refletir sobre isto, e quando voltarmos após essa quarentena, possamos tornar isso, uma realidade.


Comente a matéria

*Seu e-mail não será publicado.

*
*

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
YouTube
YouTube
Instagram